30 agosto 2010

De motorista individual a passageiro coletivo





Desta vez, resolvemos abordar em uma área um pouco além da moveleira . Hoje mesmo (30/08) a Gazeta do Povo publicou uma matéria referente aos investimentos de Curitiba pertinentes ao transporte coletivo, onde foi ressaltado que os maiores gastos tem se dado na parte de vias do que em ônibus lançando o seguinte tema ``O que precisa ser feito no transporte coletivo para você trocar o carro pelo ônibus?´´
Em seguida a resposta encaminhada a Gazeta do Povo por David Farhat de Oliveira, estudante de design de produto na PucPR,responsável pela parte de criação moveleira e de interiores da Loja Mundillo:




´´Primeiramente como qualquer ser humano capitalista que necessita de recursos para sua sobrevivência, comparamos custo-benefício. Tomemos por base minha rotina semanal. O trajeto que faço para completar meus afazeres é de 10km diarios. Se convertermos esse dado a um carro que gasta 10 Km/l abastecido de etanol (maioria dos carros ''1.0'')cujo custo esta cotado a preço médio de R$1,50/L, em uma semana meus 70km implicarão em um custo de R$10,50, enquanto de transporte coletivo ao final da jornada será 3 vezes superior (considerando apenas 2 ônibus diários) com um custo de R$30,80. Baratear o processo é essencial


Foto: Elias Dias
Segundo fato importante, aqueles que necessitam apresentar-se a mais de um posto de trabalho necessitam comprar novamente a passagem quando retornam ao sistema. Não existe revalidação da passagem, e este é o fato mais danoso em relação a facilidade de um carro. Você não gasta mais combustível por entrar em sair do carro.
Mas com certeza o motivo pelo qual não se torna vantajoso andar de ônibus é a superlotação, principalmente a aqueles que carregam volumes, ou estão impecáveis para alguma reunião, você acaba ficando intimo das pessoas ao redor forçadamente, há quem goste.

Foto: Junior Santos
Como designer de produto valorizo o transporte coletivo como uma maneira sustentável de preservação ao efeito estufa e reconheço Curitiba dona de um sistema digno de elogios quando comparado a precariedade existente pelo Brasil. O sistema esta em evolução, mas acredito que para aposentar meu veiculo em dias de semana é necessário uma implementação de um sistema mais organizado em referência a passagem e sua duração, maximização das cabines internas e uma reeducação cultural dos usuários,talvez utopia pessoal, é muita falta de educação e individualismo.´´

Foto:Priscila Forone



Aproveitamos para incentivar aqueles que se sintam na necessidade de continuar discorrendo sobre o assunto




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