12 novembro 2010

Saiu mais uma reportagem super interessante para a Mundillo! Confira!!!

Decoração sustentável dá mais charme à sua casa

Aposte em objetos reciclados e móveis com madeira de demolição para deixar o ambiente mais bonito


A sustentabilidade está nas pequenas ações. Se você pensa em decorar a casa ou mudar o visual de um dos cômodos, que tal tomar algumas atitudes simples que podem fazer toda a diferença para as gerações futuras? Conheça um pouco mais sobre decoração sustentável.

A arquiteta e consultora Daniela Corcuera, da empresa Casa Consciente, explica que ser sustentável é fazer escolhas que terão menos impacto negativo nas próximas gerações. “Quando você analisa um produto que vai comprar, conhece a procedência da produção e se preocupa com o fato de que futuramente poderá ser reciclado ou reutilizado, está tomando uma ação benéfica para o mundo”, afirma.

Criada há um ano, a Mundillo, loja de Curitiba especializada em artigos sustentáveis, tenta não apenas oferecer artigos de decoração para os clientes, mas também propor o reaproveitamento e a customização de uma peça já existente.

Customização de móvel Sofá produzido a partir de madeira de demolição

“Muita gente vem à loja com a ideia de renovar a decoração, mas, depois de algumas conversas, já cogita reformar o sofá, customizar a cômoda ou ter a releitura de outro item. Pronto, está plantada a semente da sustentabilidade”, brinca Carla Nhani, proprietária da Mundillo.

Menos agressão ao meio ambiente

A roteirista e documentarista Ana Johann, de 30 anos, sempre buscou alternativas viáveis para deixar a casa com uma decoração que transmitisse suas ideias. Cansada dos itens encontrados em lojas tradicionais, decidiu mobilizar os amigos para arrecadar caixas de vinho para montar uma estante.

“Esse foi um dos itens de decoração que projetei junto com a Carla, da Mundillo, mas há também um sofá de pálete – estrado de madeira utilizado de apoio para contêiner –, além de caixas feitas com plástico reciclado”, afirma Ana. Uma dica que ela dá é conhecer a procedência do material e escolher os objetos artesanais – em especial os que reutilizam produtos descartados.

Entre os artigos mais procurados para decorar a casa e também o escritório estão os vasos de vidro reciclado e ferro torcido – ideais para mesas de centro –, os sofás especiais – produzidos com madeira de demolição –, as luminárias e as almofadas artesanais. Faz diferença também adquirir itens produzidos por meio de um processo sustentável de fabricação e que, futuramente, não terão impacto negativo quando forem descartados.

“Sabemos que a sustentabilidade não se resume apenas a uma ação de compra consciente, mas, independentemente de modismo ou de ser uma ideia que realmente está começando a ser vista com mais atenção, é necessário que se discuta e debata”, conclui a arquiteta Daniela Corcuera. Então, repense suas ações. Decore sua casa ou escritório com objetos sustentáveis, pensando nas próximas gerações.

Vaso produzido com ferro retorcido


Fonte: Portal Vital - Sua Casa

Fotos: Mundillo


Nenhum comentário:

Postar um comentário