03 dezembro 2010

O Natal com um toque Mundillo

O natal já está aí, e a Mundillo quer trazer a todos os clientes um pouco sobre cada símbolo natalino, pois cada um tem seu significado especial e ainda mais especial para aquele que acredita que essa data não é só de festas e sim, um momento para desejar e realizar o que melhor podemos fazer por nós e para quem está ao nosso lado. Momento também o qual podemos estender nossas mãos para aqueles que precisam de uma ajuda especial.

As origens e significados dos símbolos natalinos:

Árvore de Natal: A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.


Presépio: As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebrada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.
Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.


Enfeites de Natal:
As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual arvore de Natal.
Antes de que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.


As habituais pinhas se utilizam como um símbolo da imortalidade e os sininhos como mostra do júbilo natalino. As maçãs e as bolas de cores, sua mais tradicional variante, desenvolvidas pelos sopradores de vidro da Boêmia do século 18, são signos que atraem de abundância.
Finalmente, as estrelas anunciam os desígnios de Deus. Segundo conta a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga idéia de que cada uma das que povoa o firmamento é em si mesma um anjo. A que se põe no alto da árvore de Natal refere-se à de Belém.




As velas simbolizam a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, as velas simbolizam a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, elas conservam seu valor.



O melhor presente que podemos receber no dia do Natal é aquele sorriso estampado no rosto, melhor ainda se o sorriso for a colheita da bondade e carinho que você plantou no coração de cada um.


Com carinho,

Familia Mundillo!




fotos: Mundillo

3 comentários:

  1. Que lindinhooos os produtoos! ameeei =)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosos, linda mensagem
    Parabens

    ResponderExcluir
  3. Bacana esta explicação da simbologia do Natal, adorei! E as fotos , lindas!
    Visita rápida para agradecer e desejar Feliz Natal e Ótimo Ano Novo
    bjos
    RO
    www.simplesdecoracao.com.br

    ResponderExcluir